Proposta Pedagógica Argos

 

1.  A missão do Curso Argos

      Oferecer apoio intelectual à preparação dos candidatos ao concurso de admissão à Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). 

2.  Dupla de orientadores

       Buscando sempre a excelência na orientação prestada, o curso trabalha com dois orientadores: um encarrega-se da parte didática dos conteúdos do Plano de Disciplinas do CP ECEME e o outro da correção das provas. Essa divisão de tarefas assegura o cumprimento de uma particularidade muito recomendada no processo ensino-aprendizagem: quem ministra as aulas não corrige as provas, o que garante uma maior aproximação à realidade da banca do concurso. Clique aqui e conheça os orientadores do curso.

3. A dinâmica das aulas

     Orientando-se pelo princípio da integração de habilidades cognitivasa dinâmica das aulas trabalha, simultaneamente, com o Método, o Conhecimento e a Expressão Escrita, que são os parâmetros de correção das provas do CA. As aulas são conduzidas de forma prática e objetiva, sempre tendo por base a solução de uma questão. O foco da aula é trabalhar a solução de questões, nas suas três vertentes: o Método, o Conhecimento e a Expressão Escrita - tudo de maneira exemplificada e pela utilização de modelos redacionais. Assim, o aluno vivencia as dificuldades que ele vai encontrar no dia do concurso, pois, em cada aula, trabalha-se com a solução de questões.

4. As aulas “online” 

     Nas aulas “on line”, a interação orientador-aluno se faz na sala virtual da Plataforma ARGOS, por meio de transmissão em tempo real. O conhecimento é trabalhado por meio de slides (power point) e de lousa virtual.  A sala permite a retirada de dúvidas em tempo real – por meio de chat ou áudio interativo. Além disso, as aulas permanecem gravadas na plataforma durante 15 dias, o que possibilita o reforço do estudo ꟷ pela possibilidade de assistir novamente a aula já ministrada ꟷ e a atualização dos conhecimentos daqueles que não puderam comparecer na sala virtual.

5. Provas de Treinamento

   A realização de Provas de Treinamento integra o processo ensino-aprendizagem do  curso. A experiência tem demonstrado que o cumprimento de um programa de provas é a chave para a aprovação no concurso de admissão. Assim, o Argos aplica provas de treinamento nos 3 cursos oferecidos:

1) Curso Introdutório à Preparação ao CA: realiza-se um exercício redacional.

2) Curso de Apoio ao CP ECEME: realiza-se uma prova que antecede a 1ª Avaliação Somativa do CP ECEME do ano em curso e, a partir do mês de agosto, inclusive, realizam-se provas quinzenais.

3) Curso de Apoio ao PEP e ao Mês à Disposição: trabalha-se com as 12 Avaliações de Treinamento (AT) do PEP e com questões inéditas, estas formuladas pelo Argos, com base nas AT do CP ECEME, nas AT do PEP e nas orientações da FOG do concurso de admissão.

6. Objetivos da correção das Provas de Treinamento 

     A correção das provas de treinamento orienta-se pelos três parâmetros de correção que são utilizados pela banca do CA – o Método, a Expressão Escrita e o Conhecimento ꟷ e tem por objetivo verificar:

   1) a correta aplicação do método para solução de questões preconizado pela ECEME;

   2) a qualidade da expressão escrita, o que inclui, também, a legibilidade da caligrafia e a apresentação do trabalho escrito;

   3) a pertinência e a qualidade do conhecimento apresentado para a solução da questão;

   4) o controle do tempo na execução da prova, que deve estar coerente com a quantidade de laudas utilizada na solução.  

7. Comentários de solução de questões

      O curso realiza encontros periódicos “on line” para retificar o aprendizado e para enfatizar procedimentos corretos na solução de questões. Esses encontros são conduzidos na sala de aula virtual do curso.

8. Fontes de Consulta

       O conteúdo de estudo fica disponibilizado  na Plataforma Argos.